4 bons motivos para oferecer uma opção de self-checkout para seus clientes

Atualmente, a experiência do cliente tem exercido um papel fundamental no desenvolvimento e sucesso de qualquer tipo de negócio. Por isso, as empresas estão cada vez mais buscando recursos e tecnologias que possam contribuir para melhorar este fator.

Uma das tecnologias que tem se desenvolvido e ganhado espaço no mercado brasileiro, é o self-checkout, que tem por objetivo melhorar a experiência de compra, dando ao cliente a opção de escolher seus produtos e pagar por eles, sem a necessidade da ajuda de um atendente. 

 

O que é e como funciona o self checkout?  

O self-checkout é uma tecnologia que funciona como um caixa de autoatendimento, desenvolvida especialmente para o varejo, em que o próprio consumidor passa e pesa seus produtos, embala, finaliza a compra e efetua o pagamento.

É uma solução que favorece a conveniência da operação, aprimorando a experiência de compra dos clientes, sem a da presença de um atendente em cada caixa. Porém, caso precisem de ajuda, um fiscal pode ser acionado para auxiliar.

O self-checkout é a solução ideal para modernizar o processo de frente de caixa, trazendo agilidade a um processo que costuma ser um gargalo para muitos varejos.

Trata-se de uma estrutura automatizada, semelhante ao caixa normal, com monitores que possuem uma interface intuitiva, desenhada para que o cliente possa realizar suas compras do início ao fim, sem necessidade de apoio.

Embora possa ser usado em diversos tipos de comércios, o sistema de self-checkout ainda é predominante nos supermercados, embarcando todos os recursos necessários para a operação, com total segurança e integração das informações geradas.

 

4 Benefícios do self-checkout

 

1- Redução do tempo de espera

O self-checkout atua como um caixa rápido. E como ninguém gosta de passar seu tempo em filas, esta tecnologia pode ser uma grande aliada, contribuindo para desafogar a frente de loja nos horários de pico.

Muitos clientes que desistiriam de uma compra pequena, ao se deparar com filas morosas nos caixas convencionais, podem se beneficiar do sistema de self-checkout, tornando a experiência de compra mais agradável, diminuindo as filas e satisfazendo mais clientes em menos.

 

2 – Otimização de espaço 

Outro benefício oferecido pelo sistema de self-checkout está ligado ao espaço físico. Por ocuparem um espaço bem menor do que os caixas tradicionais, eles permitem otimizar o espaço nos pontos de venda, possibilitando que sejam instalados em maior quantidade e tornando a operação mais rápida e eficaz.

Ele favorece um planejamento de utilização do espaço físico da loja de forma mais inteligente e eficiente, melhorando o fluxo de circulação, reduzindo as filas e permitindo um melhor uso das prateleiras, gôndolas e do merchandising.

 

3 – Redução de custos operacionais

Por dispensar a presença de um atendente de caixa, existe uma redução de custos significativa de mão de obra, mas é mais do que isso. Com o self-checkout, o varejista aumenta a capacidade de atendimento da sua loja, contribuindo para o aumento das vendas e ao mesmo tempo, reduz seus custos operacionais.

Se o sistema do self-checkout atender bem as necessidades do serviço oferecido ao cliente, proporcionando uma experiência de compra simples e intuitiva, uma única pessoa consegue supervisionar várias estações de autoatendimento.

 

4 – Melhora a experiência do cliente

O processo de frente de caixa é uma etapa crucial para definir a experiência do cliente no varejo. Por isso, oferecer uma alternativa que faça com que os clientes reduzam seu tempo de fila, através do uso de uma tecnologia com interface amigável e intuitiva, que favorece a privacidade do cliente durante suas compras, pode garantir resultados muito positivos no relacionamento deles com a sua marca, promovendo uma maior fidelização.

A experiência de compra do cliente é uma variável muito importante atualmente. Os varejos precisam entender o perfil dos consumidores que buscam por agilidade, praticidade e conectividade. Nesse cenário, o self-checkout pode agregar muito valor.

 

Hoje em dia, grande parte dos consumidores ativos já está habituada a lidar com a tecnologia, o que facilita muito a adesão ao sistema de self-checkout. Se você está buscando implantar ou expandir esse sistema em seu varejo, conte com a equipe de field service da Efatha. Entre em contato e solicite um planejamento com base no perfil da sua empresa.

Iniciar a conversa
Fale com a Efatha
Olá,
Como podemos te ajudar?