O que é Field Service?

O termo field service, significa “serviço de campo” e refere-se à prestação de serviço técnico em que um profissional especializado se desloca até o cliente.

Na prática, o field service abrange a realização de serviços de instalação técnica, gestão de TI, treinamento, manutenção de hardwares em geral, cibersegurança, assessoria ou assistência técnica.

Este serviço funciona de maneira a ajudar os clientes onde eles estão. A partir de uma demanda específica, ou um monitoramento programado, um técnico com a capacitação adequada é acionado e vai até o lugar em que o cliente está, para cumprir o chamado e solucionar as questões técnicas, no menor tempo possível.

O field service tem se tornado um investimento estratégico para muitas organizações, por colaborar na agilidade e escalabilidade de diversos segmentos. 

O que é o Field Service Management (FSM)?

O Field Service Management ou “Gerenciamento de serviço de campo”, é responsável pelo gerenciamento de todas as partes da operação de campo, e inclui várias atribuições como:

  • Distribuição e agendamento da equipe técnica com ordem de serviço;
  • Designação dos técnicos para novas atribuições de trabalho;
  • Comunicação constante com os técnicos de campo;
  • Gerenciamento de inventário e produtos dos clientes;
  • Mapeamento e revisão da base de dados técnica dos clientes;
  • Manter os clientes informados sobre os status dos atendimentos realizados com solução paliativa ou definitiva;
  • Gerar relatórios periódicos para o cliente;
  • Determinar o perfil do técnico de acordo com a demanda;
  • Entre várias outras atividades.

Operação de Field Service bem-sucedida

A organização e gerenciamento do field service agrega muito valor à prestação de serviço para as empresas.

Fica evidente que o serviço de campo não é apenas um complemento ao suporte técnico do cliente, sendo meramente operacional, mas é na verdade, uma atividade estratégica, que deve ser muito bem pensada e coordenada.

As operações de serviço de campo precisam ser ágeis, para que se possa fornecer um serviço com excelência e os clientes saibam exatamente o que esperar dos técnicos de campo.

Com o mundo de negócios dinâmico de hoje, um atendimento técnico de qualidade, com soluções rápidas, pode agregar vantagens competitivas, dando aos clientes a disponibilidade dos seus equipamentos de trabalho na velocidade que ele espera e precisa. A presença de profissionais de TI especializados, possibilita a prevenção de bugs e a otimização máxima dos sistemas operacionais do cliente, melhorando sua vida.

O serviço de campo executado com excelência e agilidade assegura a satisfação dos clientes, afinal, garante que, independentemente do problema, eles poderão contar com auxílio técnico especializado diretamente em suas instalações.

Com indicações técnicas dos melhores sistemas operacionais e as melhores práticas de TI, as chances de ocorrerem falhas que impliquem na pausa da operação do cliente reduzem significativamente.

Se você está buscando uma equipe de field service qualificada, com atendimento em todo território nacional, entre em contato com a Efatha.

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